O Service Desk consiste de uma unidade funcional, também conhecida como central de atendimento, composta por uma equipe dedicada que responde pelas atividades relacionadas aos serviços de TI.

A missão principal do Service Desk é o restabelecimento da operação normal dos serviços dos usuários o mais rápido possível, minimizando o impacto nos negócios causados por falhas de TI.

É possível também monitorar diretamente quaisquer componentes do ambiente de TI, sendo que os principais são recursos críticos para o funcionamento na empresa, como por exemplo: roteador, gateway, link de dados e voz, servidores, banco de dados, backups, sistemas críticos de ERP (sistema de gestão), entre outros.

O Service Desk trata incidentes, atende a requisições e soluciona dúvidas dos usuários. Ele unifica todas as necessidades e realiza a gestão de todo apoio operacional aos usuários de um sistema, controlando todas as interações para registro e monitoramento.

Também pode ser a interface para outras atividades, como por exemplo a comunicação durante mudanças em serviços, manutenção de contratos, gestão de licenças de software, etc.

O Service Desk se encarrega de registrar e especificar os eventos de acordo com o nível de urgência para restabelecer as funções o mais rápido possível, com o menor impacto, e assim cumprir o SLA estabelecido.

O atendimento ocorre geralmente por telefone ou interface via web e é controlado por tickets ou chamados, o que permite aos usuários ter informações sobre o andamento de suas solicitações e acompanhar cada passo.

A MR Consultoria tem o Service Desk em seu portfólio e conta com uma estrutura de profissionais especializados para realizar este serviço. Toda a nossa equipe atua em um modelo de processos bem definidos, com o objetivo de manter o ambiente sempre estável. Fale conosco e saiba como podemos melhorar a performance do ambiente de TI da sua empresa.